Executive Coaching – Quando contratar?
Em alguns momentos, estamos tão imersos e focados na execução, que o pensamento e a ação estratégica parecem desaparecer. Você conduziu tudo sozinho até o momento, sem a ajuda de outros profissionais. Isso faz parte do ciclo de vida de uma nova empresa. Todavia, chega um ponto em que a estagnação se instala.
Nesse momento torna-se interessante e adequado procurar ajuda de um profissional experiente. Um coach executivo ou de negócios pode ser uma alternativa para dar aquela turbinada no seu negócio ou mesmo no seu momento de carreira. Ter um profissional 100% dedicado a você, com atenção focada e escuta ativa faz a diferença. Um coach executivo, em alguns casos, é o profissional habilitado pronto para ajudá-lo a caminhar assertivamente do estado atual para onde você deseja estar dentro de alguns meses. O coach faz isso concentrando-se apenas em seus objetivos.
Seu propósito, missão e visão estão claros? Você sabe exatamente para onde deseja seguir? Conhece seus talentos e sabe utilizá-los de modo estratégico e direcionados para alavancar os resultados da sua empresa? Se sua visão não estiver clara, qualquer obstáculo poderá distraí-lo e impedir a sua caminhada em direção do crescimento e sucesso.
Afinal, você nunca saberá o que você é capaz até que haja alguém para empurrá-lo para fora de sua zona de conforto. Basta observar qualquer atleta profissional e seus os ciclos de treinamento. A dedicação e o papel do treinador nas vitórias é extremamente relevante. Se ter um coach de negócios é algo que você pensou recentemente, mas ainda não está convencido da importância de contratá-lo, seguem abaixo seis razões pelas quais você deve avaliar esta opção:
1 – Potencializar seus pontos fortes
As pessoas sentem-se mais fortalecidas e confiantes quando aprendem a reconhecer e valorizar seus êxitos, suas conquistas e suas forças. Focar nos aspectos positivos e no que funciona bem para o coachee é mais produtivo do que concentrar-se nos pontos fracos e em dificuldades. Dessa forma, esta acaba sendo a base para a construção de um futuro melhor.
Compreender o que funciona bem em uma área da vida, como e o porquê de funcionar bem e promover a transferência desse processo para outras áreas, como a profissional, é o caminho para mudanças bem-sucedidas e duradouras. É o caminho para que o cliente descubra todo o seu potencial e aprenda a usá-lo com maior eficácia e satisfação.
2 – Autoconhecimento
Cada ser humano tem sua maneira própria de processar o conhecimento à respeito de si e do mundo. Todavia, ao refletir e descobrir sua maneira de assimilar conhecimento, a pessoa acelera e amplia sua aprendizagem e a transferência do aprendizado para a vida real. O indivíduo é levado a tomar consciência de seus próprios processos de pensamento e evoluir continuamente. Passando, então, a entender seus padrões mentais e otimizá-los para gerar mudanças e melhorias.
3 – Feedback Assertivo
Você deve estar se perguntando: como eu posso obter mudanças positivas? Cultive o hábito de perguntar às pessoas chave da sua vida e do seu trabalho, onde você pode melhorar. Convide essas pessoas para ajudá-lo a atingir seus objetivos. Você pode estar em uma posição boa e confortável, mas desejar um futuro ainda melhor. Ao receber alguns feedbacks, pode ser que, sua primeira reação seja acreditar que as pessoas estão erradas ou que não conhecem suficientemente bem sua atividade para criticar. O processo de coaching irá ajudá-lo a ouvir e dar melhores feedbacks.
Um coach de negócios ajudará no entendimento de que seu sucesso em outras empresas e posições podem já não significar muito hoje em dia. Assim, ao se permitir respirar e refletir, você será convidado a aceitar o fato de que o feedback das pessoas ao seu redor pode estar correto. Você só promoverá alguma mudança se estiver disposto a isso.
Feedback é uma ferramenta poderosa, capaz de nos mostrar onde estamos. Sem ele, você nunca saberá o que seus clientes ou equipes pensam à respeito do seu trabalho ou empresa. Tampouco saberá os pontos que precisam de melhoria em seu negócio. Sem feedback é impossível saber se algo é verdadeiramente muito bom ou ruim. Aprendi isso durante minha formação e sempre incluo em todos os meus processos de coaching executivo. Aprender dar e receber feedback é sempre incluído como um dos objetivos de coaching, mesmo que este não tenha sido mencionado pelo cliente inicialmente. Todos nós precisamos de feedback para saber onde estamos, onde precisamos ir e medir o progresso ao longo do caminho.
4. Brainstorming ampliado
Existe um ditado popular que diz: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Um bom coach, com uma visão externa ao negócio, irá questioná-lo e promover reflexões sobre seu trabalho como líder e gestor na empresa. Diferenças de pensamento, métodos, motivações e competências são usadas na construção de grandes executivos e organizações. Empresas de sucesso identificam, recrutam e treinam profissionais de diferentes crenças, formações, culturas e estilos, de forma a estimular o brainstorming e pensamento criativo. O papel do coach de negócios pode ser fundamental nesse momento.
Em outras palavras, o poder coletivo é muito superior ao poder de uma única pessoa. Um coach sempre traz novas ideias. No entanto, fazer bons exercícios de brainstorming é uma arte, e também uma ciência. A parte da “arte” está relacionada à descoberta dos valores e crenças pessoais que você nunca soube que existiam e ligando-os aos seus desejos e intenções. Às vezes, é preciso uma nova perspectiva para enxergar uma conexão existente.
5. Ser responsável
Não é estranho o quão fácil é quebrar as promessas que fazemos para nós mesmos, e menos ainda quando envolvemos outras pessoas? Um coach atua como um parceiro de responsabilidade que o desafia a elaborar estratégias e a desenvolver seus objetivos alinhando seus esforços para alcançá-los.
6. Para receber orientação
Um coach executivo desafiará seu pensamento, objetivos e vontade de crescer. Como alguém que “esteve lá, fez isso”, um coach também atua como um modelo por causa da experiência que ele ou ela compartilha. Além disso, este profissional tem uma visão única que amplia a consciência de sua empresa.
Vamos pensar em uma metáfora: quando o Papai Noel lhe traz um brinquedo novo, você fica entusiasmado com o pensamento de brincar com ele, mas talvez um pouco desanimado com a ideia de ter que montar todas aquelas peças ridiculamente pequenas. Então, o que você precisa? Receber instruções. Você precisa de orientação para sair do ponto A (retirar as peças da caixa) ao ponto B (ter o brinquedo montado). Uma vez que você faz, você poderá se divertir com o brinquedo durante toda a manhã.
Autoconhecimento e mudança de comportamento
A métrica chave para o sucesso do coaching não está tão ligada às ferramentas e técnicas que você aprende. Elas talvez se tornem obsoletas em cerca de 18 meses. O valor do coaching reside nas ferramentas mentais que o coachee aprende. O autoconhecimento e a mudança de comportamento são os fatores que irão ajudar você a navegar para o sucesso dentro e fora do mundo dos negócios.
Muitos atletas, líderes e gestores utilizam o trabalho de um coach para atingir o seu melhor. Grandes nomes, como Jack Welch, lendário CEO da GE, tiveram o apoio de um coach ao seu lado durante sua carreira. Por que você não?
Fonte: https://www.vittude.com/blog/executive-coaching-razoes-para-contratar-coach/
Escrito por Tatiana Pimenta