A liderança eficaz é aquela que alcança dois objetivos propostos: resultados e gestão de pessoas, ou seja, deve atingir metas de forma consistente (resultados) com sua equipe (pessoas). Não há como atingir resultados se não for por meio de pessoas, pois elas são as “donas” do processo. Antes de vendermos nosso produto ou serviço para um Cliente, temos que primeiro vender as atividades, as tarefas ou o “processo” para nossos colaboradores, nossa equipe, as pessoas que estão conosco.
Embora a verdadeira liderança eficaz seja atingir um alto grau de desenvolvimento nos dois aspectos, resultados e pessoas, não considero que atingir os resultados em detrimento as pessoas possa ser chamado de “ineficácia”. Os donos das empresas, os presidentes e diretores das organizações, os investidores e acionistas querem lucro. Ninguém coloca dinheiro em uma empresa ou organização se não visar lucro. O lucro é obtido por meio do sucesso dos resultados. Portanto, líder ineficaz é aquele que não obtém resultados e não consegue mudar isso por meio das pessoas.
O líder pode obter resultados ainda mais significativos se levar em conta o seu estilo de liderança,
o apoio da equipe e as tarefas e resultados esperados. Em estilos de liderança, vemos quatro tipos distintos: o líder que determina, que usa de persuasão, que compartilha e que delega. Creio que o líder passeia pelos estilos conforme a situação, ou seja, há momentos que temos que determinar o que queremos, o que esperamos, o comportamento ideal, o resultado esperado. Há momentos que devemos usar de persuasão para obter apoio em mudanças de processos e obtenção de resultados. Em outros, devemos compartilhar informações, trocar experiências, buscar o aprendizado juntos, e por fim, há momentos em que precisamos delegar autoridade e tarefas. Não há como possuir um único estilo de liderança. Outros estilos de liderança são a autocrática (que determina), a democrática (que usa em excesso o conceito de autonomia da equipe), a situacional (considerada a ideal por muitos) e a conectiva (que utiliza o grau de maturidade da sua equipe para estabelecer conexões para melhorias, para solucionar problemas, para dividir aprendizado). Dentre estas, entendo como a conectiva sendo a ideal, porém como foi dito, depende do grau de maturidade de sua equipe para entender as diferenças entre os membros da equipe, respeitá-las e trocar experiências sem preconceitos ou ruídos na comunicação. A maturidade da equipe se divide em duas: a psicológica, onde envolve diretamente os aspectos motivacionais, e a profissional, que envolve o conhecimento. O líder eficaz deve estar sempre atento aos estímulos externos que motivam sua equipe, primando sempre por entender e, dentro das possibilidades, atender as necessidades dos membros de sua equipe dentro da demanda aguardada por eles.
A eficácia do líder é atingida quando ele consegue realizar a adaptação dos estilos à maturidade de sua equipe.
Fonte: https://sandrocan.wordpress.com/2012/06/09/a-eficacia-do-lider/
Escrito por Sandro Cantidio