Muito se fala sobre coaching, termo que se popularizou nos últimos anos. De forma resumida, podemos dizer que se trata de uma metodologia que visa promover o desenvolvimento de pessoas, seja de forma individual ou coletiva, a fim de que elas alcancem seus objetivos e metas nas mais diversas áreas da sua vida. E como o título sugere, neste artigo, vamos tratar especificamente do coaching de carreira.
Voltado ao segmento profissional, o coaching de carreira visa conduzir o coachee (cliente) ao reconhecimento e aproveitamento total de suas habilidades e potenciais. O intuito é fazer com que todas as competências sejam desenvolvidas para que, assim, o cliente encontre a sua melhor performance como profissional.
Para isso, são utilizadas técnicas e ferramentas comprovadas e testadas para que o coachee possa se autoconhecer e deixar de lado as limitações que impedem o seu progresso – seja na empresa em que trabalha ou com o intuito de alavancar melhores resultados no mercado de trabalho como um todo.
Qual a importância da contratação de um coach profissional?
No mundo atual, de rapidez, são constantes as mudanças que ocorrem no mercado. Quem não acompanha, fica para trás. Há cada vez mais avanço da tecnologia, é preciso lidar com alta concorrência, assim como ser produtivo para encarar todos os desafios que o ambiente de trabalho atual exige.
Com esse alto desempenho exigido, destacam-se aqueles que conseguem ir além do que é exigido, apresentando resultados acima da média. Mas esse é um grande desafio!
Para crescer de verdade na carreira, é preciso assumir imensa responsabilidade, encarar desafios com força de vontade, desenvolver a melhor performance e ainda ser capaz de equilibrar tudo isso com a vida social.
Para colocar tudo isso em prática, é imprescindível o apoio de um coach de carreira.
Como funciona o coaching de carreira?
O treinamento consiste em ampliar as percepções do coachee sobre si mesmo e seus potenciais, auxiliando na elaboração de metas e ações para o alcance das mesmas. E, para que sejam alcançadas, é preciso desenvolver competências e seguir um planejamento estratégico.
O processo inicia com a elaboração de metas realistas, o que auxilia na elaboração de um passo a passo. É nesse primeiro momento que o cliente também avalia o que o faz não evoluir como deseja, elencando o que precisa mudar. É algo muito pessoal e cada indivíduo terá um desafio a ser cumprido.
Depois, é preciso avaliar as suas qualidades e competências, que também serão úteis nesse processo todo. O intuito é fortalecer o que o faz crescer na carreira, eliminar pensamentos, crenças e atitudes que são negativas e também descobrir novas competências que muitas vezes, sem o autoconhecimento, ficam escondidas.
Seguindo esse passo a passo e com o treinamento correto, feito por um coach que tenha conhecimento e experiência, os resultados podem ser extraordinários.
Benefícios de se fazer um coaching de carreira
Agora que você já sabe o que é o coaching de carreira e como funciona o processo, vamos explicar um pouco os pontos em que eles podem auxiliar. Dentre os benefícios, estão a melhoria de competências e habilidades como:
- Autoconhecimento;
- Comunicação eficaz;
- Inteligência emocional;
- Planejamento estratégico;
- Foco;
- Disciplina;
- Saber ouvir;
- Gestão de tempo;
- Proatividade;
- Liderança.
Aumento da produtividade
Um dos aspectos melhorados é a produtividade, por meio de uma melhor gestão do tempo. O intuito é criar metas claras, mostrar como se planejar da melhor maneira e, assim, conseguir realizar todas as tarefas sem a famosa procrastinação.
Sendo mais produtivo, tudo flui melhor. Sem tarefas atrasadas, é possível aproveitar para entregar o melhor de si no que está fazendo no momento.
Aprimoramento de habilidades
Como já dito, durante o processo, o coachee aprimora suas habilidades atuais e até mesmo descobre novas habilidades. Um coaching de carreira ajuda a, de fato, encontrar a melhor versão de si, em todos os aspectos que tangem a profissão.
Desenvolvimento intelectual
As técnicas repassadas ao coachee são todas embasadas em conhecimento científico e auxiliam de maneira real na inteligência cognitiva – que é, por sua vez, ligada ao controle e à manifestação de emoções e habilidades.
Ou seja, o coaching de carreira auxilia de maneira assertiva no desenvolvimento intelectual e emocional, transformando os clientes em pessoas mais centradas, positivas e dispostas a buscar o melhor.
Equilíbrio na vida pessoal
E não poderíamos deixar de falar sobre o equilíbrio, já que a carreira profissional e a vida pessoal devem andar lado a lado, nunca como pontos opostos.
Quando a vida profissional está indo bem, fica muito mais fácil fazer com que a vida pessoal também esteja nos trilhos. Quando um vai bem, em geral, o outro também vai, já que a rotina fica muito mais leve.
O equilíbrio entre as duas áreas é o que todo mundo deseja, não é mesmo? E é algo totalmente possível!
Fonte: sbcoaching.com.br