“Um reconhecido jogador que estreava no time de futebol atuando numa importante partida contra seu ex-time, onde estivera por vários anos. Quase na metade do primeiro tempo o jogador se confundiu com as cores dos uniformes, e deu um passe para o adversário marcar um gol, que só aconteceu por causa de seu erro.
No intervalo, o treinador não comentou nada sobre o erro cometido pelo estreante, e depois de passar algumas instruções disse:
– O mesmo time que jogou o primeiro tempo volta para jogar no segundo.
O jogador estreante foi então falar com treinador:
– Professor, eu não posso voltar ao campo. Estou me sentindo muito mal pelo meu erro!
E a resposta do treinador foi taxativa:
– Você cometeu um erro, e ninguém pode mudar isso. O que você pode mudar é o que vai fazer daqui pra frente. O jogo ainda está na metade e estamos perdendo por apenas um gol, por isso, volte ao campo de cabeça erguida, aprenda com seu erro, e dê o seu melhor nos 45 minutos que faltam.
E o time virou o jogo, ganhou de 2 x 1, com 2 gols do estreante.”
Os comportamentos conscientes e inconscientes de nossos líderes, incluindo ações, palavras, olhares e até mesmo respostas e dicas sutis, suprimem a possibilidade de visões alternativas ou diferentes das suas. As pessoas não compartilham ideias e opiniões por medo de parecerem tolos, serem expostos, prejudicar relacionamentos ou até mesmo perder o emprego. Essa, infelizmente é a realidade de muitas de nossas organizações. Por isso, aqui vão algumas dicas para a criação de um lugar onde a segurança psicológica esteja presente:
- Crie um ambiente aberto a diversidade e inclusão, permitindo que as pessoas sejam quem elas realmente são;
- Fomente o conflito produtivo por meio de opiniões diferentes. Lembre-se que conflito é diferente de confronto; no conflito a melhor ideia prevalece, no confronto o ego ganha, mas todos perdem;
- Faça perguntas, e encoraje as pessoas a fazer perguntas;
- Ouça verdadeiramente as pessoas;
- Construa uma cultura de feedbacks sinceros e honestos entre as pessoas;
- Incentive a conversa sobre erros. Valorize o erro inédito. Aprenda com eles;
- Substitua o controle pela confiança.
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Fonte: blogdofabossi.com.br (adaptado)