Coaching é um processo científico que visa essencialmente a evolução e avanço, e não é segredo que para avançar, é preciso avançar em uma direção.
Agora, você como coach já deve ter sigo pego na saia justa de um cliente estar focado e direcionado em um objetivo, e de repente, na sessão seguinte, chegar bastante animado por ter mudado completamente de meta.
Em alguns casos isso pode se tornar um padrão desconfortável para o coach, e perigoso para o coachee. Mas no final das contas, o que fazer com o coachee que muda de meta toda sessão? Responderemos esta questão neste artigo completo.
A importância de ter uma meta?
Dado que o coaching é uma ciência focada em desenvolvimento, entender a importância de uma meta é essencial.
Imagine que você vai ao mercado, e quando chega no mercado não sabe o que foi comprar – normalmente este tipo de situação gera um resultado indesejado: você gasta um dinheiro que não deveria, para comprar coisas que não precisa, e volta para casa sem ter o que necessita.
E na nossa vida as coisas tendem a seguir com a mesma diretriz: se você começa a caminhar sem direção, você pode chegar em um lugar bom, mas normalmente termina em um lugar que não é realmente o lugar que gostaria. Ter uma meta é desenhar o que você gostaria de ter na sua vida.
Além disso, coaching é uma ferramenta que não busca apenas conseguir o resultado, mas sim conseguir um ótimo resultado de uma forma muito eficiente. Perceba que não se trata apenas de chegar à praia, mas também chegar à praia em 1 hora, e não chegar à praia em 8 horas se perdendo e tateando o caminho.
Muitas vezes este é exatamente o foco do processo de coaching: as pessoas conseguiriam alcançar resultados sozinhas, mas elas querem resultados mais rápidos e eficientes. Então a definição de uma meta é fundamental para o bom andamento do processo, bem como para chegar em um resultado que traga satisfação e felicidade.
Mudando de metas constantemente
Eventualmente como coach nós trabalhamos na validação das metas e objetivos estipulados pelos clientes, afinal é importante que ele tenha certeza de seus objetivos. Ainda assim você pode encontrar coachees que percebam, no decorrer do processo, que devem mudar a direção da sua caminhada para uma nova meta ou objetivo.
Vamos observar esta situação um pouco mais de perto para entender o que pode fazer um cliente mudar de objetivo.
Pode ser que o cliente perceba, através dos processos poderosos do coaching, que o seu objetivo original na verdade não representa sua real procura de resultados. Um cliente pode começar um processo de coaching, por exemplo, para conquistar uma promoção na empresa que trabalha, e no decorrer do processo perceber que na verdade ele gostaria de empreender e construir um negócio próprio – uma mudança drástica em seus objetivos.
Este tipo de entendimento e conclusão pessoal é importante, afinal o cliente está passando a se perceber de forma diferente em sua vida, e precisa reavaliar sua direção. É bem dita a frase “melhor mudar de ideia do que não ter ideia para mudar” – e o maior objetivo de um processo de coaching é conquistar felicidade.
O real problema acontece quando um cliente de coaching começa um processo de coaching com uma meta definida, na segunda sessão diz que repensou sua vida e estabelece um novo objetivo, e na terceira sessão informa que pensou novamente e descobriu que não era aquilo que ele queria, mas na realidade um novo objetivo.
Algumas situações podem estar camufladas nesta situação:
- O cliente pode estar altamente confuso com o excesso de possibilidades e sonhos, e normalmente é bom ter muitas opções, mas não ter a habilidade de se comprometer com uma delas é difícil, porque a dispersão do foco desperdiça muita energia, e o processo não vai caminhar;
- O cliente pode estar baseando suas metas na opinião de outras pessoas, e uma grande manifestação de insegurança pode leva-lo a mudar de objetivo para agradar figuras importantes de sua vida;
- O cliente pode ter definido objetivos que sejam politicamente corretos, ou que os fará serem melhor aceitos, ignorando sua verdadeira vontade e vocação;
Existe uma centena de situações que podem levar à este diagnóstico, e o seu papel de coach questionador neste momento é essencial, para ilustrar para o cliente que a constante mudança de metas não vai gerar qualquer resultado.
O que o coach deve fazer?
Então se o seu cliente quer modificar a meta do processo de coaching, normalmente o coach precisa executar com ele uma ferramenta de validação chamada perdas e ganhos, para que o cliente entenda se realmente deve decidir pela troca do objetivo.
Se esta situação acontece em um momento avançado do processo, onde já foram elaborados muitos passos específicos para o objetivo anterior, é importante que o coach acorde com o cliente que é necessário começar um novo processo do zero.
Esta ação é importante porque o coach pode não ter tempo de ação dentro de um processo para fazer tal mudança, então num novo processo com os seus moldes, seja de 5, 6, 10, 12 sessões ou como for, o cliente precisa resetar o processo anterior, pagar novamente e começar um novo processo do zero.
Uma boa forma de explicar para o cliente é que eles estavam avançados na montagem de um caminhão, mas à esta altura do campeonato não é mais possível decidir e adaptar o projeto para se tornar uma Ferrari – é preciso começar do zero.
Lembrando que a função do coach é principalmente de garantir que o cliente siga em cada passo do processo com clareza das metas, clareza sobre a importância das metas para si e consistência e comprometimento pessoal.
Siga estes passos e tudo terminará bem.
Gostaria de saber mais sobre coaching? Entre em contato com a Life Project e teremos o maior prazer em atendê-lo!
Fonte: https: sistemizecoach.com