Life Project

Se queremos superar as desavenças, deixar para trás o que passou e focar, exclusivamente, na harmonia de um presente e futuro mais prósperos, por que, muitas vezes, não conseguimos perdoar?

Por que aturamos o peso prejudicial do estado de não perdão, que mina nossas energias e altera a maneira como nos relacionamos, desconfiando de tudo e todos, deixando nossa vida presa?

Um pouco de Inteligência Emocional te ajudará a entender porque o perdão é uma arma poderosa, um ato leve e totalmente aplicável. Também será possível entender quem é o mais beneficiado quando o perdão é liberado. Vamos juntos?

 

O que é o perdão?

O perdão mostra seus primeiros sinais quando percebemos que estamos dispostos a dar um passo na direção daquele ou daquela que nos machucou.  É o ato de compreendermos o que passou e decidir agir para mudar essa situação. Enquanto sentimos uma resistência, significa que ainda não estamos dispostos ao perdão.

O perdão é processual e precisa de um primeiro enfrentamento. 

Para dar início ao processo, é necessário fazer a seguinte experiência: você precisa colocar para o outro a realidade que te machucou. O processo começa quando você inicia o caminho na direção de quem te magoou. Você pode ir aos poucos, afinal, nada acontece em um passe de mágica. Pode ser que, naquele  primeiro momento, em que há o pedido de perdão, você ainda não consiga arrancar tudo aquilo de ruim que o outro provocou em você. Então não há problema em perdoar e perceber que a mágoa continua doendo, esse é um sinal de que o seu coração continua ferido, mas entrou no processo curativo. Lembre-se sempre de que é um processo, e você precisa viver o processo.

À medida que entramos na dinâmica do perdão, fica natural expulsar os sentimentos que pesam no coração.

Por que perdoar?

Com base no que foi possível ler acima, convém analisar os sentimentos que você, como pessoa prejudicada, passa a nutrir. Abaixo, alguns deles:

  • Ódio;
  • Mágoa;
  • Rancor;
  • Desconfiança;
  • Decepção.

É muito normal que sejamos invadidos por essas sensações após alguém nos prejudicar. Somos humanos. No entanto, quando nutrimos essas emoções que paralisam a nossa vida – afinal, cada sentimento ruim funciona como uma jaula que nos aprisiona – entramos em um estado de estagnação.

É importante mencionar ainda as doenças psicológicas e físicas que provêm dessas emoções negativas: insônia, estresse, ansiedade, depressão, dores pelo corpo e até mesmo um sistema imunológico fragilizado.

Você consegue perceber que esses sentimentos tóxicos estão te impedindo de crescer? A mágoa, por exemplo, impede que tudo flua no ritmo certo. Para comunicar o amor precisamos desconstruir os canais. Se você quer ser livre, precisa livrar-se da prisão da mágoa. Do contrário, a mágoa vai pesar em alguma área da sua vida e causar sérios danos.

Com todos esses males citados, ousamos perguntar:  por que não praticar o perdão?

A ação do perdão.

Mas, afinal, quem é o grande beneficiado com o perdão?

Com  a reflexão que foi estabelecida, já podemos ter uma ideia de quem é o grande beneficiado com o perdão: a pessoa que perdoa! Afinal quem guarda rancor tende a manter a mágoa e todos os outros sentimentos listados dentro de si, mantendo-se  preso a estes  sentimentos e alimentando-os constantemente. O que não ajuda em nada no processo de evolução e no desenvolvimento saudável de todas as áreas da vida.

O perdão nos liberta e nos torna  livres para sermos quem realmente nascemos para ser. Por isso, ao liberarmos o perdão mais de 70 vezes, e quantas vezes forem necessárias, seremos nós os grandes beneficiados.

Percebeu como é extraordinário perdoar?! Vamos recapitular os benefícios do perdão:

  • Quando você perdoa,  passa a ter controle sobre seus pensamentos;
  • Ocorre um fortalecimento físico e emocional, já que você passa a impedir que situações que fogem ao controle dominem o seu semblante e emoções;
  • Você aprimora a sua condição psicológica;
  • Há um ganho espiritual extraordinário;
  • É possível compreender melhor os limites de confiança que podemos dedicar a cada pessoa;
  • Alimentamos uma vida cada dia mais equilibrada, sistêmica e saudável.

O perdão é um padrão de sucesso

Grandes pessoas de sucesso pessoal e profissional têm o perdão como padrão de vida. Mais que isso: fazem do perdão uma regra de vida porque sabem que perdoar é sinônimo de sucesso e vida abundante.

Perdoar é um dos grandes padrões de sucesso porque as lições aprendidas, por mais difíceis  que sejam, ensinam algo. E se você consegue perdoar quem fez mal, direta ou indiretamente, também fica mais fácil seguir o seu caminho de sucesso profissional,  deixando os sentimentos ruins para trás.

Comece!

Pagar o bem com o mal é algo diabólico, pagar o bem com o bem é mera obrigação, e pagar o mal com o bem é algo simplesmente divino, e é nosso dever como  filhos de Deus. Não é uma escolha fácil, mas é necessária, pois o perdão vence o mal com o bem, e sua graça é muito maior que o ódio que carregamos no peito. O perdão é muito maior que qualquer desejo de vingança que possamos nutrir contra quem nos feriu.

Não podemos ter uma vida saudável sem o exercício do perdão. Não podemos ter uma vida espiritual frutífera sem a prática desse ato. Perdoar é fazer a assepsia da alma, fazer faxina na mente e no coração.

O perdão traz muita paz consigo. O alívio gerado por ele carrega um sentimento tão suave e profundo que as palavras não conseguem descrever sua totalidade. O perdão liberta. O perdão beneficia sua vida. Você será sempre o grande beneficiado ao escolher perdoar.

 

Gostou das dicas? Acompanhe nosso blog e leia mais conteúdos interessantes!

 

Fonte: febracis.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Joseildo Filho

Obrigado pro baixar meu e-book

Metas e objetivos de forma eficaz